top of page

Saiba como o preconceito nasce na mente para melhor combatê-lo!

ICON MENTE.png

Palestra desenhada e cantada
O PRECONCEITO ‘‘NOSSO’’ DE CADA DIA

Desenhos feitos no palco, poesia recitada e música ao vivo tornam essa palestra inesquecível!

Palestra vista do fundo Elitan.jpg

Sucesso em todo o Brasil, a Palestra Desenhada e Cantada O PRECONCEITO NOSSO DE CADA DIA, traz o criador dos Dauzitos, Elitan David, que é pai de uma garotinha Down, falando de inclusão e de sua surpreendente história.

Enquanto a palestra se desenrola, emocionando e informando, Vítor Emanuel, filho de Elitan faz desenhos ao vivo no palco em grandes folhas que são doadas à organização do evento para posterior sorteio ou exposição.

Durante esse tempo de arte e reflexão, a plateia é levada a compreender alguns dos caminhos pelos quais as pessoas são preconceituosas, sem nem ao menos perceber.

Parte da palestra é baseada nos estudos de Daniel Kahneman, ganhador do Prêmio Nobel de 2006 que, durante 45 anos tem estudado os processos do pensamento nas tomadas de decisão e nas impressões humanas.

Utilizando recursos lúdicos e interativos, os palestrantes demonstram os dois sistemas de funcionamento do cérebro e explicam como isso influencia no preconceito nosso de cada dia.

56913374_10156374152602549_8252656827494

Público

Associações, empresas, escolas públicas e privadas, faculdades, instituições públicas e governamentais. O conteúdo é dirigido às pessoas em geral, associadas ou não à causa da inclusão.

Objetivo

  • Mostrar alguns dos caminhos pelos quais pessoas boas podem ser preconceituosas, mesmo sem saber, demonstrando quais são os tipos de «pequenas» discriminações praticamos no dia-a-dia.

  • Mudar a forma com que a sociedade vê e lida com as crianças com deficiência.

  • Esclarecer de forma simples e lúdica para que as verdades contidas na palestra sejam facilmente passadas adiante.

Método

Abordagem lúdica usando as seguintes técnicas:

  • Storytelling, método que prende a atenção e favorece a retenção das informações.

  • Execução de desenhos ao vivo em grandes formatos pelo Vítor, de 15 anos. (Desenhos serão doados aos organizadores ou patrocinadores ou instituição que convidou para posterior sorteio ou venda).

  • Declamação de poesia e execução de peças musicais.

Palestrantes

Palestrante ELITAN.jpg

Elitan David é artista e mercadólogo mineiro, especializado em Storytteling, pai de Ana Luíza, garotinha com síndrome de Down. Criou a Turma do Dauzito e utiliza palestras, exposições, tirinhas e animações para provocar a reflexão e passar informações e conceitos complexos de forma simples, leve e lúdica.
Na palestra desenhada O PRECONCEITO ‘‘NOSSO’’ DE CADA DIA, Elitan demonstra o processo mental que leva pessoas, quer sejam boas ou más, a alimentar o preconceito, mesmo sem perceber. Também sugere caminhos para lidar com isso.

Palestrante_VÍTOR.jpg

Vítor Emanuel: Desenhista de 15 anos, com grande talento artístico, desenvolve trabalhos de facilitação visual e participa ativamente do projeto Dauzitos. Na palestra, cria desenhos ao vivo no palco, usando um flip chart, os quais são sorteados para a platéia ao final. Seu depoimento de como é ter uma irmã com Down tem emocionado e provocado momentos de grande reflexão.

Recursos

Para que a palestra seja clara, interessante e inesquecível, utilizamos abordagem diferente e artística, com recursos tais como:

- Telas de pintura

– Folhas em grande formato para desenhos ao vivo

– Instrumentos para os números musicais
– Revistas de inclusão na linguagem dos quadrinhos, contando a história de uma pessoa boa sendo preconceituosa com crianças com deficiência

REVISTA_E_VÁRIAS_FOTOS.jpg

Sobre as Revistas

As revistas Dauzito e Sua Turma trazem temas tais como:

  • Pessoas boas podem ser preconceituosas! (Pronta)

  • Bullying: Tô fora! (Breve!)

  • Eu também consigo! (A ser lançada), dentre outras.

Leve a palestra para seu evento também

CAPA AZUL PALESTRA.jpg
bottom of page